SUASTICA…SWASTIKA

SWATIKA

Como amuleto de boa sorte ou elemento decorativo, o símbolo já era usado na pré-história, e apareceu em culturas do mundo todo: entre celtas, germânicos, gregos e romanos, povos budistas e hindus, e na América pré-colombiana.
A versão hindu deu origem ao nome, no século 19. Em sânscrito, svastika significa algo como “amuleto do bem-estar”. Cada ponta representa um purushartha, um aspecto de uma vida bem vivida: prosperidade, prazer, religião e iluminação. A orientação, esquerda ou direita, não faz diferença.

suastica-hindu

Num templo em Ubud, Indonésia

Antes era conhecida pelo termo grego gammadion. Era um elemento de decoração com uma vaga associação a redemoinhos, nada muito formal. Foi bastante usado em Roma também.

canataro-suastica

Cântaro grego decorado com suásticas

Quando os nazistas passaram a utilizar o símbolo, em 1933, ele havia se tornado bastante popular no Ocidente, usado em medalhas, insígnias, decoração e logotipos de empresas. Hitler dizia que ela representava os arianos – e isso tem a ver com a Índia. Os arianos foram um povo saído do Cáucaso que colonizou a Europa e a Ásia há 6 mil anos – na Índia, fundaram a civilização de Harappa e o hinduísmo védico, já usando suásticas. Hitler achava que eram os brancos originais e mais perfeitos, e que sua genética foi integralmente preservada entre os nórdicos, o que não tem nenhum fundamento científico.

suasticas-basquete

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s